O Barreiro é uma cidade ideal para ser vivida em bicicleta. Uma cidade praticamente plana, com apenas 36km2, em que tudo está à distância de umas pedaladas. Uma cidade em transformação, com uma imagem muito marcada pelo passado industrial, mas com uma personalidade vibrante e única, que se pode afirmar na região e no país como um exemplo a seguir, em termos de sustentabilidade energética e ambiental. Uma cidade amiga das bicicletas!
O projecto BARREIRO EM BICICLETA visa acelerar a transformação da cidade, tornando-a mais segura e saudável para todos. Visa criar um compromisso claro entre todos os membros da sociedade (escolas, empresas, administração e cidadãos) de que a adopção da bicicleta pode transformar a nossa cidade numa cidade única e exemplar.
O Barreiro sempre foi uma cidade pioneira. Tal como somos das poucas cidades à nossa escala a ter a nossa própria rede de transportes públicos (TCB), o Barreiro deverá incentivar e tornar seguro o uso da BICICLETA no quotidiano, nas deslocações para o trabalho, para a escola e nas deslocações de lazer. E deverá monitorizar e comunicar para o exterior, as consequências que essas medidas têm ao nível da melhoria da qualidade de vida dos barreirenses.
O que propomos no projecto BARREIRO EM BICICLETA é que se incentive e valorize, de forma determinante, o uso da BICICLETA na cidade do Barreiro. Que o Barreiro seja conhecido como a cidade que mais promove o uso da BICICLETA em Portugal, tornando-a atractiva e singular para o exterior.
Um Barreiro mais amigo das BICICLETAS será uma cidade mais saudável, mais segura, mais qualificada e com habitantes mais saudáveis e activos. Será uma cidade desejada e noticiada, que servirá de exemplo para todas as outras e um orgulho para todos nós.
No entanto, e no âmbito desta candidatura, que limita o valor do investimento a 15.000€ (muito insuficientes para todas as transformações que se terão de operar na cidade, com vista à melhoria das condições de mobilidade e segurança na cidade), as medidas iniciais que propomos são as seguintes:
-
Criação da marca "Barreiro em Bicicleta", com uma imagem de grande qualidade gráfica. Essa marca seria o ponto de partida para toda a sinalética e comunicação deste movimento de transformação.
-
Incentivos à adopção da BICICLETA como meio de transporte:
-
Instalação de estacionamentos para bicicletas nos principais edifícios e espaços públicos da cidade: Edifícios de administração pública, escolas, hospitais, mercados, parques de lazer, zonas verdes e outros. Estes estacionamentos teriam uma imagem vinculada à marca e teriam uma sinalização própria, facilmente reconhecível.
-
Divulgação de um mapa físico de fácil leitura a desenvolver e de uma plataforma on-line ou app (podemos aproveitar por exemplo esta: https://cidadeciclavel.mubi.pt/), de modo a divulgar a rede de estacionamentos (reduzido investimento com elevado impacto visual por toda a cidade)
-
Certificação de empresas e escolas que adiram ao movimento e que implementem essas medidas de incentivo à utilização da BICICLETA através da colocação de uma placa ou selo "empresa amiga da bicicleta" ou "escola amiga da bicicleta) (reduzido investimento com elevado impacto visual por toda a cidade). Empresas que criem condições para que os seus funcionários utilizem a BICICLETA como meio de transporte, empresas que promovam descontos para clientes que utilizem a BICICLETA como meio de transporte. Como meio de incentivo, a CM Barreiro poderia criar um tarifário especial de água e saneamento para apoiar essas mesmas empresas. Este é um exemplo de certificação que poderia servir de exemplo: https://ecf.com/community/cycle-friendly-employers-consortium
-
A sinalização de todas as infraestruturas existentes, relacionadas com a utilização da BICICLETA (ciclovias, parqueamentos, entre outros) que possuem características muito diversas e se encontram desligadas entre si, seriam agora agregadas e devidamente sinalizadas com a imagem da marca "BARREIRO EM BICICLETA", ampliando o impacto deste projecto para uma escala muito maior do que do valor do custo deste projecto.
Facilmente esgotamos os 15.000€ (se este projecto for o vencedor) com a produção de toda a sinalética e parqueamentos para bicicletas que vamos necessitar de colocar no nosso concelho. Mas damos o passo certo na direcção da cidade que queremos ter no futuro. Uma cidade em que todos são incentivados a adoptar medidas de mobilidade sustentáveis, mais saudáveis para todos, transformando a cidade num local mais seguro e "verde". Uma cidade em que as crianças e jovens são mais activos e saudáveis, capazes de se deslocar de forma autónoma pela cidade. Uma cidade com menos carros, logo com mais espaço para viver.