No seculo XX temos uma obra belíssima construída na vila de Coina, um LAVADOURO Publico, o mesmo que esteve aberto e em pleno estado de conservação entre 1939-1994.
Custa a crer que em pleno século XXI, ainda exista quem
utilize lavadouros públicos para a higiene da roupa de casa. No entanto, mais
do que a utilidade diária dos mesmos, os lavadouros foram reabilitados para que
se mantenham vivas vivências passadas e para que as crianças saibam que nem
sempre existiram máquinas de lavar.
Partilho a história de uma habitante da vila de Coina que me descreve o LAVADOURO, com um espaço de convívio e de vitalidade que durante mais de 55 anos, serviu a população desta área. “Eu, aqui fui criada pela minha mãe lavadeira na altura em 1950, e mais tarde criei os meus 5 filhos que me acompanhavam sempre que vinha lavar ou conviver ao lavadouro de coina”.
Assim este lavadouro contribui para a cultura local, como tantos outros elementos, pela estrutura e capacidade, serve e serviu como ponto de encontro e de conversas para muitos dos populares desta mesma localidade.
Se hoje as grandes civilizações clássicas estão imortalizadas atreves do seu património artístico e monumental, uma grande parte da cultura monumental do concelho do Barreiro, esta ligada ao LAVADOURO de coina.
Quero assim, desenvolver um projeto de recuperação e requalificação do Lavadouro de Coina, proceder a conservação do edifício, de maneira a que o mesmo possa ser outra vez utilizado, que volte a ganhar vida. Proponho ainda que se possa construir no mesmo uma espécie de Bar para dar vitalidade de novo a uma área nobre como é a do lavadouro e da sua área adjacente do Parque de Merendas de Coina. Propomos assim que esta área do LAVADOURO e do Parque de Merendas de coina sejam requalificados e postos a disposição de toda a população.